Apoio ao Investimento

FAQ

Em Portugal, as regras aplicáveis ao investimento estrangeiro são semelhantes às que regem o investimento nacional. O investimento estrangeiro não está, por regra geral, sujeito a um registo ou notificação a uma autoridade específica (excluindo os registos obrigatórios e cumprimento da lei em determinadas atividades). Não é necessário que a empresa tenha um sócio português, nem há limitações no que diz respeito ao repatriamento de lucros e dividendos.

O empreendedor pode criar a sua empresa através do ePortugal e, através da plataforma Empresa na Hora, pode avançar com o processo em menos de uma hora, num dos balcões de atendimento distribuídos pelo país, nos Espaços Empresa ou nos serviços de registo comercial.

Saiba mais sobre como criar uma empresa em Portugal aqui  

Os programas e incentivos da União Europeia podem ajudá-lo a desenvolver ou a instalar o seu negócio em Portugal. O Governo português também cria diferentes tipos de incentivos para apoiar a atividade de investimento no país.

Saiba mais acerca dos incentivos e programas disponíveis aqui

Os cidadãos de estados-membro pertencentes à União Europeia, bem como da Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, podem residir e trabalhar em Portugal sem a necessidade de obter um visto.

Cidadãos de outros países estão sujeitos a requisitos diferentes, acerca dos quais pode saber mais aqui 

A Autorização de Residência para a Atividade de Investimento, também conhecido como o programa Visto Gold Portugal, dá permissão a qualquer investidor para circular e trabalhar livremente na Europa (Espaço Schengen), sem quaisquer restrições.

Saiba mais acerca deste visto e dos seus requisitos aqui através do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras 

Criado pelo IAPMEI, o Startup Visa é um visto de residência para empreendedores, que tem como objetivo atrair investimento, talento e reforçar a capacidade de inovação do país.

Podem candidatar-se a este programa os jovens empreendedores de qualquer parte do mundo, conseguindo acesso rápido a um visto de residência que lhes permitirá criar ou estabelecer a sua empresa em Portugal.

Para saber mais sobre o programa Startup Visa Portugal 

O Alentejo é um território rico, repleto de potencial e excelentes oportunidades de investimento.

Através do nosso mapa, encontrará as melhores oportunidades para desenvolver o seu negócio no Alentejo (link para a página com o mapa interativo Business Oportunities)

O Alentejo tem muito para oferecer e parte do nosso trabalho é facilitar o processo de instalação de empresas neste território tão diverso.

Junte-se a nós na Rede de Incubadoras que gerimos para que o possamos ajudar a crescer (link para a página da rede de incubadoras).