Invest in Alentejo viaja até aos Países Baixos para uma missão do eixo da Agroindústria
A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.,lidera uma missão institucional aos Países Baixos, até 20 de maio, para apresentar o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e o potencial do agronegócio na região do Alentejo, com o apoio da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo.
A missão arrancou segunda-feira com uma visita à empresa de cultivo de legumes e produção de sementes, Rijk Zwaan, com sede em De Lier, considerada atualmente, como a quarta maior empresa de cultivo de legumes a nível mundial, produzindo 25 tipos diferentes de vegetais, incluindo alface, tomate, pepino, pimentão e couve.
No segundo dia, 17 de maio, a comitiva visitou, também em De Lier, a empresa holandesa Priva, que vende equipamentos e softwares para controlo de clima, processos de horticultura e edificações, sendo a líder mundial na área da horticultura.
No terceiro dia, a manhã foi dedicada à visita à Eurofins Agro Testing Wageningen BV, que ajuda produtores e agricultores a recolher dados precisos sobre saúde dos solos e das culturas, fertilização, valor das forragens e segurança alimentar, com o propósito de garantir melhores produções com pegadas ambientais cada vez menos impactantes. Durante a tarde, a comitiva foi conhecer a Wageningen University & Research, Centro de Investigação de referência internacional ao nível da horticultura e hidroponia, cooperando com empresas de referência no sector, no âmbito da validação de conceitos e soluções.
Hoje, cientes de que a água é um recurso natural absolutamente imprescindível à atividade agrícola, que importa gerir de forma responsável e sustentável, a EDIA e a ADRAL, e restantes parceiros, visitaram a Unie Van Waterschappen – Associação de Juntas de Água Holandesas. Esta associação agrega conselhos de água que, em conjunto, se interligam com os governos, a comunidade empresarial e centros de produção de conhecimento com o propósito de melhor gerir o recurso, purificar águas residuais e até prevenir inundações.
Durante tarde, neste quarto dia de missão, foi reservada para uma mesa-redonda na residência do Sr. Embaixador de Portugal nos Países Baixos, António de Almeida Lima, onde foram abordadas estratégias que permitam aproveitar da melhor maneira o ímpeto criado com esta missão institucional e os encontros que com ela se realizaram.
A delegação é composta por várias entidades da região de Alqueva e responsáveis pelas diferentes áreas do agronegócio. Para além da EDIA e ADRAL, todos os principais agricultores e suas associações vão se juntar ao grupo (APBA – Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva, AABA – Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, ACOS – Agricultores do Sul, FAABA – Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, Cooperativa de Beja e Brinches, Portugal FRESH – Frutas, Legumes e Flores e Olivum – Associação de Olivicultores do Sul, representando as diferentes áreas do agronegócio da região, bem como o Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária de Beja, o COTR – Centro Operativo Tecnológico do Regadio, a Direção Regional de Agricultura do Alentejo e o Ministério da Agricultura.
EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e com o apoio da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo.