Alentejo

Testemunhos

Casos de sucesso

Empresas multinacionais

Clusters

Centros de conhecimento

STARTUPS

Empresas multinacionais

Aeromec

Ponte de Sor

“Fundada em 1991 como a empresa de manutenção de aeronaves do Grupo OMNI, a AEROMEC foi evoluindo ao longo dos anos, dando resposta aos exigentes requisitos da indústria da aviação, construindo uma reputação sólida e oferecendo, hoje, soluções personalizadas de manutenção, reparação e revisão para os diferentes mercados da aviação: Comercial, Executiva, Helicópteros e Defesa, com especial foco no Apoio ao cliente, Compliance, Segurança, Inovação e progresso contínuo.”

Para saber mais sobre a Aeromec

Artlant/Indorama

Sines

“A Indorama Ventures é uma empresa do setor da química sustentável, reconhecida internacionalmente, líder mundial na produção de PET (politereftalato de etileno) integrado e fibras, com clientes de renome, de diversos setores da economia. Tendo por base os nossos princípios fundamentais, desenvolvemos produtos inovadores adaptados às necessidades dos nossos clientes, criando produtos úteis para a sociedade.”

Para saber mais sobre a Indorama Ventures 

AS Breathing

Ponte de Sor

A AS Breathing trabalha no desenvolvimento, fabrico e comercialização de equipamento para aeronaves e helicópteros.

Decsis

Évora

“A Decsis – Sistemas de Informação S.A. é uma empresa Portuguesa especializada e focada na prestação de serviços no sector das tecnologias da Informação. Hoje em dia a Decsis – Sistemas de Informação S.A. é reconhecida pelo mercado como sendo uma empresa fornecedora de serviços de elevada qualidade.”

Para saber mais sobre a Decsis

EDP

Sines

“Há mais de 40 anos atrás iniciamos como uma atividade industrial em Portugal e crescemos para tornar-nos uma majoritária da energia global e uma líder em transição energética. Atualmente, estamos presentes em 29 mercados e temos mais do que nove milhões de clientes em eletricidade e gás natural. E com a expansão da nossa empresa, o nosso propósito e compromisso para com o planeta também tornaram-se mais fortes. Sabemos que para vencer a corrida contra a mudança climática, o mundo necessita uma transformação estrutural. E queremos impulsionar esta transformação, utilizando a força do vento, sol e água numa escala global para acelerar a descarbonização, não deixando ninguém para trás.”

Para saber mais sobre a EDP 

Aernnova

Évora

“A Aernnova é uma empresa líder na conceção e fabrico de estruturas aeronáuticas, como asas, fuselagens e estabilizadores, a Aernnova encontra-se presente nos principais mercados juntamente com clientes de referência.”

Para saber mais sobre a Aernnova

Start Campus

Sines

“A Start Campus é uma empresa inovadora no processo de seleção de local, design e construção de ecossistemas 100% verdes.

O nosso objetivo é atingir a neutralidade carbónica até 2028. Estamos a tomar medidas para alcançar este objetivo através dos nossos elevados padrões de sustentabilidade e eficiência de custos. Isto é conseguido através da remodelação das instalações de rede energética existentes, utilizando o oceano como uma solução de refrigeração de última geração, bem como parques solares próprios, apoiados por baterias e PPAs verdes, para otimizar custos.

Estas instalações criam a sua própria energia, protegem o ambiente e não sobrecarregam a rede de energia da comunidade. Ao localizar estes ecossistemas fora das grandes regiões metropolitanas, o campus da Start Campus tem um impacto positivo nas contribuições líquidas ao proporcionar uma nova indústria completa dentro das comunidades locais, com emprego e novas competências.”

Para saber mais sobre a Start Campus 

EuroResinas (Grupo Sonae Indústria)

Sines

“A Sonae Arauco, grupo ao qual pertence a empresa EuroResinas, é uma das principais produtoras mundiais de painéis derivados de madeira. A sua missão é oferecer soluções derivadas de madeira que melhoram a vida das pessoas. A Sonae Arauco está empenhada em promover a inovação, elevando o design e a qualidade dos seus produtos para o setor mobiliário e de design de interiores. Com presença mundial, uma alma industrial e uma visão a longo prazo, a Sonae Arauco é uma empresa verdadeiramente comprometida com a proteção do meio ambiente.”

Para saber mais sobre a EuroResinas e o grupo Sonae Arauco 

Galp Energia

Sines

Estamos presentes em sua casa e na sua empresa com energia que contagia, impulsiona, incentiva e transforma. Operamos um mix de energias focado na sustentabilidade e na eficiência, que mantém o mundo em movimento sem esquecer os nossos compromissos consigo e com o futuro. É com esse espírito que criamos e desenvolvemos as nossas soluções.

A nossa origem é portuguesa e contamos com uma expansão global. Desenvolvemos operações em 10 países e exportamos os nossos produtos para mais de 50. Fazêmo-lo através das sinergias de uma operação internacional integrada, orientada para a colaboração e para o progresso.

As comunidades e o ambiente dos países onde estamos presentes são da máxima importância para nós. Assumimos um papel ativo e próximo no desenvolvimento sustentável local, promovendo o bem-estar das pessoas e das populações através de projetos sociais que visem, como focos principais, o acesso à energia e à educação.”

Para saber mais sobre a Galp Energia 

Hutchinson

Campo Maior

“A Hutchinson é líder mundial em tecnologias de controlo de vibrações, gestão de fluídos e vedação.  Com 38 mil colaboradores, distribuídos por 25 países, geramos, em 2021, receitas de 3.900 mil milhões de euros. O nosso principal objetivo é garantir o conforto e segurança de todos os clientes da Hutchinson.

O nosso grupo destaca-se por oferecer uma vasta gama de especialidades, em diversos mercados. Isto é, as nossas equipas conseguem desenhar materiais personalizados e soluções integradas para cada cliente e as nossas conquistas num mercado podem ser transferidas para outro devido às sinergias da Hutchinson. A fertilização cruzada é a pedra angular da nossa excelência. Juntos, desenhamos soluções inteligentes para um mundo em movimento.”

Para saber mais sobre a Hutchinson 

Lauak

Grândola

“Fundada em 1975 com o nome ESKULANAK, o Grupo LAUAK começou por fornecer componentes de chapas metálicas à Dassault Aviation. Hoje, o grupo é um dos principais fabricantes e fornecedores de componentes primários, subconjuntos e conjuntos para a indústria aeronáutica.

No ínicio dos anos 2000, o Grupo LAUAK acelerou o seu desenvolvimento, estabelecendo-se em Portugal, seguindo uma estratégia de crescimento externo, de forma a crescer, a diversificar-se e a ganhar novas competências.

Hoje, o Grupo LAUAK é um parceiro chave de fabricantes de aeronaves, líderes das estruturas aéreas e fabricantes OEM.”

Para saber mais sobre a Lauak 

LD Helmets

Ponte de Sor

“A LD Helmets é uma empresa suíça, especializada no design, fabrico e comercialização de capacetes para a indústria aeronáutica, bem como de máscaras de oxigénio e outros aparelhos que garantam a segurança dos pilotos. Foi fundada com o objetivo de criar produtos inovadores em termos de design, funcionalidade e segurança.

A LD Switzerland SA conta com décadas de experiência de designers italianos, franceses e suíços, no design, desenvolvimento e fabrico de capacetes e aparelhos de segurança.”

Para saber mais sobre a LD Helmets 

Lundin Mining Corporation

Castro Verde

“Em 2006, a Lundin Mining Corporation adquiriu a portuguesa SOMINCOR (Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A.), empresa responsável pela gestão da mina de Neves Corvo, uma mina de cobre, estanho e zinco, em Castro Verde. Desde então,  a gestão tem-se centrado na melhoria do desempenho operacional da mina e na exploração de novos recursos e reservas nas zonas adjacentes. Atualmente, a Empresa produz concentrado de cobre, zinco e chumbo. O minério é processado no local e os rejeitados são depositados na Instalação de Resíduos do Cerro do Lobo a cerca de 3 km das lavarias. Os concentrados são expedidos para os clientes por via ferroviária (cobre e zinco) e rodoviária (chumbo).”

Para saber mais sobre a Lundin Mining Corporation e a SOMINCOR 

MCP - Manufacture Composite Portugal, Rexiaaa Group

Ponte de Sor

A MCP – Manufacture Composite Portugal é uma empresa especializada na utilização de materiais compósitos de alto desempenho para as indústrias aeronáutica e de transportes.

Para saber mais sobre a MCP – Manufacture Composite Portugal e o Grupo Rexiaaa 

Mecachrome

Évora

“O grupo Mecachrome está presente nas indústrias aeronáutica, automóvel, defesa, naval, energia e espacial.”

Para saber mais sobre a  Mecachrome 

Novadelta

Campo Maior

“Fundada em 1985, a Novadelta, tem sede fiscal em Lisboa, mas a unidade produtiva localiza-se em Campo Maior. A Novadelta Cafés é a unidade industrial do grupo Nabeiro que se dedica à torrefação, empacotamento e comercialização de café e sucedâneos. 

O Sistema Produtivo da Novadelta tem vindo a ser reorganizado tendo em vista à satisfação  plena  das  partes  interessadas  e  o  respeito  pelas  normas  de qualidade, segurança alimentar, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e os aspetos de natureza ambiental.”

Para saber mais sobre a Novadelta

PSA Sines - Terminal de Contentores

Sines

“O grupo PSA International (PSA) é líder no setor portuário e um parceiro de confiança para vários stakeholders da área dos transportes.

Com base em Singapura e Antuérpia, a rede global da PSA inclui 160 localizações, distribuídas por 42 países. O portfólio do grupo inclui 60 terminais marítimos, ferroviários e rodoviários, bem como empresas associadas à gestão de cadeias de abastecimento, logística e serviços marítimos e digitais. Com uma equipa mundial altamente qualificada e experiente, a PSA colabora ativamente com os seus clientes e parceiros para desenvolver serviços portuários de elevada qualidade, desenvolvendo, também, soluções de transporte inovadoras e sendo co-criadora da Internet of Logistics.”

Para saber mais sobre a PSA Sines 

Repsol Polímeros

Sines

“Um dos principais complexos da Repsol. A Repsol Polímeros é a maior empresa química portuguesa e uma das maiores exportadoras de Portugal.

A Repsol Polímeros fabrica e comercializa uma ampla variedade de produtos químicos, abrangendo a petroquímica básica e a derivada. Contribuímos para o desenvolvimento sustentável da comunidade local, comprometemo-nos com a segurança das pessoas e preservamos o ambiente e a qualidade dos nossos produtos.”

Para saber mais sobre a Repsol Polímeros

TE Connectivity

Évora

“Criamos soluções para veículos elétricos, aeronaves, fábricas digitais e smart homes. Com inovação destinada à produção de aparelhos médicos essenciais, à manutenção de comunidades sustentáveis, à eficiência das redes de serviços e ao desenvolvimento constante da infraestrutura global de comunicações. Há mais de 75 anos que estabelecemos parcerias com os nossos clientes para a produção de conectividade avançada, tendo como objetivo principal o de possibilitar um mundo conectado. O nosso foco é a segurança e durabilidade dos nossos produtos, temos um compromisso com o progresso e um número sem fim de produtos que dão a grandes e pequenas empresas a possibilidade de transformarem as suas ideias em tecnologia que pode transformar o mundo de amanhã.”

Para saber mais sobre a TE Connectivity

Tekever

Ponte de Sor

A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em Portugal em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

No seu site, definem-se como uma empresa que “não se limita a reagir às mudanças no mundo em que vivemos. Nós trabalhamos diariamente para criar essas mudanças e para dar aos nossos clientes tecnologia de ponta que os ajude a desempenhar a sua missão”.

Para saber mais sobre a Tekever

Vitacress Portugal

Odemira

Especializados em folhas baby e com produtos como o agrião de água, saladas e ervas aromáticas, somos um dos líderes europeus no fornecimento de produtos agrícolas frescos, lavados e prontos a consumir.

As nossas quintas estão distribuídas entre Portugal, Reino Unido e Espanha, onde produzimos todas as folhas baby e contamos já com uma vasta rede de fornecedores que nos permitem satisfazer as necessidades do mercado em qualquer época e estação do ano, com produtos igualmente frescos, saborosos e saudáveis.

Em Portugal lideramos o mercado com a nossa marca Vitacress, estando presentes em praticamente todos os pontos de venda. Temos um vasto leque de clientes no Reino Unido, maioritariamente sob marca própria das cadeias de supermercados e marca Steve’s Leaves e também operamos em Espanha, Holanda, Bélgica e Alemanha, com produto que exportamos.” 

Para saber mais sobre a Vitacress Portugal 

Clusters

AED Cluster

Évora

“O AED Cluster Portugal (AEDCP) é o Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa e foi criado em 2016, como uma organização privada sem fins lucrativos.

Envolvendo já mais de 100 entidades estabelecidas em Portugal, o Cluster reúne os principais stakeholders dos três setores, posicionando-se como um ponto de entrada no país e elemento dinamizador para todos os atores nacionais e internacionais.

Os objectivos estratégicos da AED Cluster Portugal enquadram-se dentro de quatro pilares principais – Financiamento e Regulamentação; Pessoas e Competências; Inovação e Valor; Mercados e Oportunidades -, com a clara missão de promover o avanço e consolidação de Portugal como referência internacional nos mercados globais da Aeronáutica, Espaço e Defesa.”

Para saber mais sobre o AED Cluster 

Centros de conhecimento

Universidade de Évora

Évora

“A UÉ é um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade.”

Para saber mais sobre a Universidade de Évora

Instituto Politécnico de Beja

Beja

O Instituto Politécnico de Beja é uma instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, concentrado especialmente em formações vocacionais e em formações técnicas avançadas, orientadas profissionalmente e incentivando a formação ao longo da vida.”

Para saber mais sobre o Instituto Politécnico de Beja 

Instituto Politécnico de Portalegre

Portalegre

O Politécnico de Portalegre é uma instituição pública de Ensino Superior que integra a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Escola Superior de Saúde, em Portalegre, e a Escola Superior Agrária, em Elvas. O Politécnico de Portalegre conta ainda com uma incubadora de base tecnológica,  um Gabinete de Investigação e Inovação, um Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, um Centro de Línguas e Culturas e um Gabinete de Relações Internacionais.

Para saber mais sobre o Instituto Politécnico de Portalegre 

STARTUPS

A ADRAL gere a Rede de Incubadoras do Alentejo. Atualmente, somos responsáveis pela gestão de 4 incubadoras na região do Alentejo, mas, num futuro próximo, este número será maior. Dito isto, esta rede está disponível para acolher startups oriundas do Alentejo, de Portugal e do mundo inteiro. 

A Rede de Incubadoras do Alentejo, gerida pela ADRAL, é membro da Rede Nacional de Incubadoras e integra programas como o StartUp Visa, que permite que empreendedores de países fora do Espaço Schengen desenvolvam os seus projetos em Portugal, e do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, do Turismo de Portugal.

Estas são algumas das empresas que fazem parte do nosso ecossistema:

Meight

Évora

A Meight, empresa fundada em 2018 por 𝗟𝘂𝗶́𝘀 𝗠𝗲𝗻𝗱𝗲𝘀 e 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗥𝗲𝗶𝘀, está incubada na ÉvoraTech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Évora desde 2019 e conta atualmente com 10 colaboradores. 

O foco da empresa é digitalizar o mundo dos transportes para que, em cada viagem, transportadoras e motoristas possam gastar menos e consumir menos recursos. Traz tecnologia inovadora para uma indústria antiga, onde há necessidade de recursos e know-how para entrar na nova era digital. Os motoristas profissionais não vão desaparecer, a condução autónoma não é a resposta para uma indústria complexa, pelo que é necessário encontrar alternativas para impulsionar uma das atividades mais fascinantes e com maior impacto no comércio mundial. 

A Meight desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial capaz de prever, monitorizar e gerir as operações de terreno do transporte de mercadorias, nomeadamente a gestão de consumo de combustível e de todas as tarefas de trabalho. 

Para saber mais sobre a Meight

Create IT

Évora

A Create IT foi fundada em 2001 com um princípio orientador: o desenvolvimento de soluções que antecipam o futuro e que representam um efetivo valor acrescentado no negócio dos clientes. A empresa continua com esse ADN e vem crescendo em média 15% ao ano, angariando clientes de dimensão quer a nível nacional, quer internacional. Em 2016, alargou as suas áreas de negócio e investiu no lançamento de produtos SaaS, como é exemplo o CloudCockpit: uma solução para a gestão da operação de Cloud Solution Providers Microsoft. Em 2018, a Create decidiu lançar o departamento de I&DT em Évora, aproximando relações com a Universidade de Évora, player relevante na área de Inteligência Artificial, quer ao nível da partilha de conhecimento, quer ao nível da realização de estágios, trabalhos de fim de curso, mestrados e doutoramentos, potenciando assim o que de mais importante existe nas organizações, o capital humano.

Para saber mais sobre a Create IT