Rede de Incubadoras do Alentejo
A ADRAL gere a Rede de Incubadoras do Alentejo. Atualmente, somos responsáveis pela gestão de 4 incubadoras na região do Alentejo, mas, num futuro próximo, este número será maior. Dito isto, esta rede está disponível para acolher startups oriundas do Alentejo, de Portugal e do mundo inteiro.
A Rede de Incubadoras do Alentejo, gerida pela ADRAL, é membro da Rede Nacional de Incubadoras e integra programas como o StartUp Visa, que permite que empreendedores de países fora do Espaço Schengen desenvolvam os seus projetos em Portugal, e do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, do Turismo de Portugal.
ÉvoraTech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
A ÉvoraTech – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Évora é uma estrutura gerida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) em estreita colaboração com o Município de Évora, proprietário do edifício, fundada a 27 de novembro de 2014, no âmbito da “Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul”, criada com o propósito de “dinamizar a atividade económica de base tecnológica através do apoio à constituição, instalação e desenvolvimento de ideias de empreendedores, micro e pequenas empresas na sua fase embrionária e de consolidação, proporcionando-lhes condições físicas e técnicas para o seu crescimento e reafirmação no território.”
Desde a sua inauguração, a ADRAL tem vindo a implementar uma estratégia para a ÉvoraTech de promoção de rotatividade a nível de empresas incubadas, de forma a atrair novos projetos, startups, e empresas que tenham intenção de se instalar não só na Incubadora, mas também na região Alentejo. Possui uma área de 705 m2, disponibilizando áreas individualizadas e um conjunto de serviços comuns com o objetivo de promover e acolher ideias, projetos e empresas, especialmente os que revelem natureza inovadora, de base tecnológica e elevado potencial de crescimento.
Procura manter o envolvimento com diversas entidades que concertam esforços no sentido de afirmar este projeto de dinamização da inovação e do empreendedorismo, visando a concretização de projetos articulados com a investigação e que resultem no crescimento da realidade empresarial da Região. Durante o ano 2022 serão desenvolvidos projetos em que a ÉvoraTech e todo o ecossistema empreendedor regional terão um papel central e constituem um recurso para a alavancagem da capacidade de intervenção das entidades envolvidas
O objetivo principal da ÉvoraTech é capacitar os novos empreendedores para que por meio de apoio estratégico durante os primeiros anos de empreendimento, tenham a preparação necessária para se manter no mercado de competitividade. Além disso, pretende-se garantir o espírito de empreendedor, apoiar a introdução de novos produtos, processos e serviços no mercado, facilitar o acesso à tecnologia, bem como, reduzir a taxa de insucesso das novas micro e pequenas empresas, disponibilizando serviços de incubação ou de consultoria no âmbito das medidas de incentivo e outros apoios existente
A ÉvoraTech pode contar com as seguintes acreditações que valorizam a sua atividade e os recursos disponibilizados aos empreendedores e empresários:
- Vale Incubação (a ÉvoraTech está integrada na RNI – Rede Nacional de Incubadoras)
- Vale Empreendedorismo
- Vale Oportunidades de Investigação
- Vale I&D
- Vale Oportunidades de Internacionalização
- Vale Internacionalização
- Vale Inovação
- Turismo de Portugal – Incubadora da Rede Nacional de Incubadoras que apoiam projetos inovadores na área do turismo
- Entidade acreditada no âmbito da formação profissional para qualquer área e/ou sector
Centro de Apoio às Empresas de Santiago do Cacém (CAESC)
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e o Município de Santiago do Cacém promoveram, com efeito, a certificação do Centro de Apoio às Empresas de Santiago do Cacém (CAESC), em Vila Nova de Santo André, situado no edifício do Gabinete Municipal. No âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo, designada de StartUP Portugal, foi incluída a medida “Vale Incubação”, que visa dinamizar a capacidade empreendedora e fomentar as condições para a aceleração e sucesso de novas empresas, apoiando o desenvolvimento do negócio por via da contratação de serviços de Incubação a incubadoras previamente acreditadas.
A incubadora tem duas salas destinadas para os empreendedores e microempresas em regime de cowork e uma sala individual, com todos os equipamentos necessários para o início da atividade das futuras empresas, nomeadamente, computadores portáteis, workstation, fotocopiadora, impressora, internet, etc. Em complemento, as empresas poderão usufruir do apoio administrativo e técnico dos colaboradores da ADRAL.
Incubadora de Novas Empresas de Nisa
A criação da Incubadora de Novas Empresas de Nisa, teve por base as orientações definidas pelo Município, visando responder às solicitações colocadas por vários agentes económicos para a implementação e desenvolvimento dos seus negócios e empresas.
Constitui-se enquanto infraestrutura de incubação de empresas, destinado a estimular a atividade empreendedora no Município, disponibilizando no mesmo espaço físico, áreas individualizadas e serviços comuns, com o objetivo de promover e acolher empreendedores e empresas com projetos e ideias inovadoras, de base não tecnológica, com elevado potencial de crescimento.
A Incubadora de Novas Empresas de Nisa, pretende a dinamização da atividade económica através do apoio à constituição, instalação e desenvolvimento de ideias de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas na sua fase embrionária e de consolidação, proporcionando-lhes condições físicas e técnicas para o seu crescimento e afirmação no território, bem como, incentivar empresas já constituídas para desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Centro de Negócios de Alcácer do Sal
O Centro de Negócios de Alcácer do Sal pretende dinamizar a atividade económica através do apoio à constituição, instalação e desenvolvimento de ideias de empreendedores, micro e pequenas empresas na sua fase embrionária e de consolidação, proporcionando-lhes condições físicas e técnicas para o seu crescimento e reafirmação no território, bem como incentivar empresas já constituídas para desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Disponibiliza espaços de cowork, com o objetivo de promover e acolher empreendedores e empresas com projetos e ideias inovadoras e com elevado potencial de crescimento. A gestão estratégica do CNA é assegurada pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A. – ADRAL, em parceria com o Município de Alcácer do Sal.