Notícias

Invest in Alentejo – Novos cabos submarinos e centros de dados colocam Sines no centro da transição digital

Na segunda grande conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”, agora exclusivamente dedicada à infraestrutura da transição digital, foram debatidos os atributos únicos de Sines para acolher Estações de Amarração de Cabos (CLS – Cable Landing Stations) submarinos de telecomunicações e instalar grandes Centros de Dados (DC – Data Centers), em linha com a Plataforma EU-Atlantic Data Gateway para a economia digital da Europa.

Promovida pela Aicep Global Parques e pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, esta conferência, organizada no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, financiada pelo programa Alentejo 2020, teve como ponto alto o anúncio de processos em curso para a amarração de quatro novos cabos submarinos em Portugal até 2025. Nomeadamente, o Equiano da Google, o 2Africa do Facebook (Meta) e o Medusa da AFR-IX que se juntam ao já existente cabo de dados de fibra ótica Ellalink que, atualmente, liga a Europa (em Sines) à América do Sul (em Fortaleza).

Quanto a Centros de Dados, destaque para Start – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus, projeto a instalar na ZILS que será o maior campus de processamento e armazenamento de dados alimentado por energias renováveis na Europa, com um investimento de 3.500M€ e que vai empregar 1.200 pessoas. Foi também anunciada a criação de uma one-stop-shop para amarração de cabos no painel sobre “Regulação e Licenciamentos Nacionais”, com a presença da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e da APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Esta será uma solução online de pré-registo para a agilizar procedimentos e burocracias para os projetos nesta área, uma flexibilização determinante para o posicionamento competitivo de Portugal.