Aeronáutica
Nos últimos anos, o setor aeronáutico e aeroespacial beneficiaram, no Alentejo, de um enorme impulso, fruto de uma estreita cooperação e alinhamento estratégico entre o território, a indústria e a I&D. O posicionamento alentejano, associado a uma estratégia regional de especialização inteligente, tornou o setor num dos mais emergentes na região.
A colaboração com vários players do cluster aeroespacial no território tem ajudado a consolidar o setor. Assim, o Alentejo posiciona-se enquanto promissor pólo de desenvolvimento para a aeronáutica, sendo o centro de novas oportunidades e uma maior consolidação da região nesta cadeia de valor.
Isto não seria possível sem uma evidente preparação técnica dos agentes económicos regionais, em especial, dos municípios e organismos interface, no sentido de criar todas as condições de excelência para o acolhimento de investimentos do setor na região. O Sistema Regional de Transferência de Tecnologia do Alentejo tem criado parcerias, em contexto nacional e internacional, de apoio ao empreendedorismo e investigação, capazes de gerar riqueza, postos de trabalho qualificados/especializados e uma crescente coesão social, desenvolvendo um ecossistema de inovação.
De relevo é também a enorme capacidade de captação de investimento que este setor apresenta. Alguns exemplos são a Embraer, a Sevenair Academy, a Lauak e a Mecachrome, que assumem um papel catalisador de investimento para o setor e que são obrigatoriamente parte integrante da estratégia de promoção da região e do setor.
O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, destaca-se, hoje, como uma das principais infraestruturas do Alentejo, com forte procura por parte de investidores do setor aeronáutico e aeroespacial, devido às suas características favoráveis ao desenvolvimento deste tipo de atividades, como a disponibilidade de terreno para construções, as condições de operação da pista e a qualidade das infraestruturas técnicas existentes.