Setores Estratégicos

Agroindústria

O Alentejo vive uma fase de transição. Após a instalação das grandes áreas de novas culturas, a produção agrícola sofreu um incremento inigualável na última década. Uma parte significativa desta produção, com produtos que vão desde o azeite ao vinho, das frutas aos legumes, dos cereais aos frutos secos, são transformados fora da região. O passo que inevitavelmente deverá ser tomado é a afirmação da capacidade do Alentejo de acolher a fileira das agroindústrias.

Para tal, há que destacar a presença de mais de 30 parques industriais espalhados pela zona de influência do Projeto de Alqueva, bem como as acessibilidades e a proximidade aos principais mercados consumidores, que criam condições para o investimento neste segmento de atividade.

Em suma, o setor da Agroindústria no Alentejo carateriza-se pelos seguintes atributos: grande produção agrícola; mais de 30 parques industriais com áreas livres para a instalação de agroindústrias; boa rede rodoviária e ferroviária; ligação ao Porto de Sines e a presença do Aeroporto de Beja.

O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva assume-se como um investimento âncora para o desenvolvimento do Alentejo, com o reforço a barragens para abastecimento público, servindo cerca de 200 mil habitantes, dando vida à agricultura da região, com uma área equipada de regadio de cerca de 130 mil hectares e uma área de expansão de mais 40 mil hectares para áreas como a indústria, produção de energia e turismo.